julho 03, 2009

Um mês e meio!

*

*

*

Um mês e duas semanas depois, a actualização prometida.

A verdade é que podia ter-vos contado tudo com muito pormenor… não fosse o imenso atraso que já levava. Resumir este mês e meio é tão complicado quando seleccionar o componente que torna especial o nosso perfume preferido. Nem vou tentar, a minha intenção neste momento é sumariar aquilo que pode ser importante para vos contextualizar nos posts que se seguirão.

Voltemos à famosa frase "Nunca digas nunca"… Sair do meu país nunca esteve nos meus planos. Confirmado. Essa é uma realidade do passado. Confirmado. Estou completamente apaixonada por Zurique. Duplamente confirmado.

Eu não sei bem como tudo aconteceu, mas tenho plena certeza que foi muito rápido ;)
A cidade é extremamente segura, linda e limpa. Há tanto para ver, uma paisagem inacreditável para sentir, e as pessoas… bem, eu não conheço toda a população de Zurich, mas tenho uma convicção muito forte relativamente a estar a conhecer os mais interessantes! A sorte que estou a viver ainda ultrapassa as minhas melhores expectativas e, sem me ter apercebido como, pensar na data de partida provoca uma sensação agri-doce...

ETH Zürich

Esta universidade é o meu sonho tornado realidade…! Jardins lindos; lago artificial enorme e maravilhoso; almofadas gigantes na relva para desfrutarmos o sol (e a internet sem fios); estátuas a complementar a paisagem; várias cantinas com pelo menos cinco menus à escolha; um restaurante asiático onde confeccionam à nossa frente os ingredientes que (literalmente) colocamos no prato; diversidade cultural; palestras de cientistas de todo o mundo, todas as semanas; cinema ao ar livre (com legendas em pelo menos duas línguas) bem acompanhado por churrascos; laboratórios preenchidos; equipamentos verdadeiramente úteis; cartão (sem limite de uso transmitido) para compra de material de qualquer espécie; livraria self-service (igualmente sem custos); secretária espaçosa; portátil Mac PRO, se requisitado; seis centros desportivos espalhados pela cidade (um dentro do campus), novos e completamente equipados, oferecendo um leque total de mais de oitenta actividades desportivas no ar, na água (piscinas, lago e dois rios), na terra e, ainda, na neve (quando é tempo dela), pela módica quantia de zero francos suícos anuais; entre tantas outras vertentes...

O Grupo de Investigação

Nos meus sonhos mais imaginativos costumava acreditar que existiria um grupo de trabalho assim. 
Os elementos que compõe este Grupo aliam a inteligência à descontração, num equilíbrio perfeito. Empenhados, intuitivos, sempre com uma boa ideia para oferecer na resolução de um problema que não lhes diz respeito. Mas ao mesmo tempo… altamente divertidos. Os biólogos questionam os físicos sobre o que aprenderam na faculdade para não saberem quão alto sobe um tubo de falcon com gelo seco, quando colocado ao sol (e quanto tempo demora a explodir...) e oferecem uma aula prática (que termina em "fogo-de-artifício"). Os emails gerais visam as mesmas temáticas problemáticas, de métodos no laboratório, mas são assinados com "C., King of the Cell Culture Lab". Os emails sublinhando palavras como  "mandatory" referem-se a incrições em viagens de três dias, pagas pelo Grupo, em Itália, para reforçar os laços entre todos.

A amizade que os une é evidente e isso traduz-se no tempo que passam juntos (e no calendário mensal, que todos têm na sua secretária, com datas de aniversário e fotos de anteriores actividades de grupo). Ora eu, habituada a um ritmo tranquilo e rotineiro, vi-me sem opção alguma de continuar esse esquema de vida, assim que pús os pezinhos fora do avião. 
Aulas de tango (cujo professor é… o director do centro de investigação); churrascos no telhado; vólei de praia no horário de almoço; visitas pela cidade; bebida no final do dia; jantares divertidíssimos de origens gastronómicas variadas; natação no lago ou rios da cidade (água com nível de poluição zero), hiking, biking, jogging, … [multiplicar estas reticências pela quantidade de desportos que temos à disposição]; bar irlandês situado entre os comuns laboratórios (onde, de facto, é muito fácil entrar por engano); cinema; ... !
Em caso de marcação de um evento para uma data que não gera consenso, a solução determina que se usem todas as datas! ahahah

A recepção

Eu sinto-me um bocadinho culpada (se calhar mais do que um bocadinho….) ao realizar a quantidade de gente que já chegou ao centro de investigação, em Portugal, a quem eu disse apenas Olá; comparando agora esse comportamento com o que recebi (e ainda recebo).
O cuidado que têm para me fazer sentir integrada (nem precisam esforçar-se muito, porque estar entre eles é viver entre bom-humor que contagia) é incrível. 
O facto de 1) falarem inglês, quando estou presente, mesmo quando todos os outros elementos falam alemão (... cof isto lembra-me...); 2) duplicarem os emails que me enviam, de forma a garatinr que me increvo nos eventos do Grupo; 3) perderem uma hora a pesquisar ofertas de casa em lugares estratégicos de Zurique, por saberem que não estou satisfeita com o lugar actual; 4) deixarem na minha secretária 30 opções impressas com mapa e descrição detalhada; 5) oferecerem a sua mobília extra, se eu optar por uma casa vazia; 6) perguntarem pela enésima vez qual o meu número de telemóvel suíço (inexistente……) e resolverem a questão pesquisando o melhor tarifário e levando-me à loja em questão para o adquirir; 7) oferecerem um telemóvel desbloequado, se eu precisar, para que não tenha de comprar um; 8) fazerem uma flôr com material de laboratório (viva a fita cola de todas as cores, as seringas verdes, o papel de alumínio e as tampas amarelas dos falcons) e a colocarem na minha bancada de trabalho "para alegrar o meu dia", porque me sinto homesick; …. 
Com certeza estou a esquecer-me (momentaneamente) de muitos outros pequenos-grandes gestos que me fazem sentir em casa, a milhares de quilómetros de Portugal, mas penso que já dá para terem uma ideia...


Sumário do sumário

Sem pretender ser romântica, parece que estou cá desde sempre…  Em todos os aspectos esta experiência está a ultrapassar as expectativas por uma margem assustadora. A riqueza de uma vivência assim é imperdível! 

Apesar de tudo isto… não pensem que tive um ataque amnésico. A todos vocês que, apesar da distância, ainda estão tão presentes (em mensagens, cartões de saudades, emails e pressões de várias espécies (lol)) …. sinto a vossa falta!*

Até breve!
A partir de agora com bastante mais detalhe ;) 


*

13 comentários:

  1. Bem, ainda estou a pensar em tudo que escreveste!!!!

    Sonhaste ou é mesmo assim? :)

    é perfeito perfeito perfeito, parece super bock.

    ainda bem que assim é, aproveita ao máximo.

    Beijos

    Nuno Silva

    ResponderEliminar
  2. Oh Ana, se estivesses na Holanda diria que comeste uns space cakes ou uns cogumelos mágicos, e sob o efeito destes, escreveste este post!

    Isso é mesmo assim?!?!?!

    Será que NY se assemelha??? hummmm....

    Bem, nem preciso de te desejar mais boa sorte!, apenas ENJOY ao máximo!!! :)

    Beijinho grande, e vai actualizando;)

    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Oi linda! Até que enfim notícias =) Ainda bem que te integraste assim tão bem e que o pessoal com quem tens que conviver te acolheu como explicaste. Fico super feliz por ti. Da maneira como descreveste dá vontade de viver num sítio assim...

    Eu, por cá, continuo na preparação do meu casamento =) Já fui à prova do vestido e tudo =)

    Espero por ti no meu dia.

    Beijos grandes. E que tudo por aí corra cada vez melhor.

    Vera.

    ResponderEliminar
  4. Olá menina! Ainda bem que temos notícias tuas!!eu bem que vinha ao teu blog mas nada... Mas o que interessa é que te estas a integrar bem (muito bem, parece ;))no grupo e na cidade. Por terras Bostonianas está tudo bem!Americanos no lab é que nem ver...é só turcos, iranianos e pessoal de olhos em bico...só há 2 europeus (contando comigo) em 60 pessoas :S

    E quando é que me vens fazer uma visitinha? ;)

    Não fiques mais 1 mês e meio sem dar notícias!!!

    Beijinhos transatlânticos*

    Daniela Coutinho

    ResponderEliminar
  5. Amiga :') é tão bom ver-te assim feliz!

    Gostamos muiiiiiito de ti!

    Com muitas saudades,
    Andreia, Nuno e Diana

    ResponderEliminar
  6. Hellos!
    O post tardou mas valeu a pena esperar... É bom saber que estás a ser muito bem recebida e acima de tudo que estás feliz. :)
    Quando for para Lausanne espero ter a sorte de encontrar um ambiente assim.
    Tudo a correr bem, e não te esqueças de dar notícias :)

    beijinhos com saudades
    Daniela

    ResponderEliminar
  7. Lol :))

    É mesmo verdade pessoal :) Não delirei, nem estou sob efeito de nada ilegal (lol), é mesmo um caso de Amor à primeira vista por motivos óbvios (e outros que vos conto mais à frente). lol

    Aos incrédulos um convite: e uma visitinha, ãh? ;)

    Obrigada por comentarem :) Beijos!!

    ResponderEliminar
  8. Daniela Ferreira:

    Parabéns a Vocêeee, nesta data querida, muitas felicidades, muitos anos de Vida!!

    Felicitações atrasadas mas com o mesmo sentimento. Que sejas muito feliz :) Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Dani II,

    Pois é... diz o americano que chegou agora ao grupo que a América se certifica que nenhum americano faça o doutoramento! lolol Pagam mal e o tempo de duração é maior relativamente a outros países (como a Suíça), pelo que sobram vagas para as outras nacionalidades (especial incidência para as que referiste).

    De qualquer forma a qualidade que estás a experienciar vale a pena (e a bolsa é diferente da deles. ahaha)

    Beijos, boa sorte! E espero visitar-te em breve ;) Boston. Apontado. hihi

    ResponderEliminar
  10. Cristina,

    Com certeza vais encontrar um ambiente cheio de interactividade e boa disposição também :))
    NY não é exactamente aborrecida, por si só...hihiihihi
    (Que o diga a D. Ferreira ;P )

    Mais uma cidade apontada na minha lista de visitas! ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Veraaaa,

    Praticamente directa do aeroporto para o teu casamento, como sabes...! (Míseras horas de diferença)

    Vai ser um dia em grande :)
    Beijinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  12. Olá menina....
    Fico feliz de que tudo esteja a correr bem, que digo bem, perfeito...
    beijo grande e vai dando noticias
    paula

    ResponderEliminar
  13. Parece mesmo que estás a falar de Portugal...
    Cumprimentos.
    Rui e Susana, dois tugas de Almada e Cascais a viver em Wageningen, Holanda.

    ResponderEliminar

Ideias geniais